Curso será realizado entre os dias 18 e 19 de novembro e será direcionado para profissionais da área de gestão, assistencial e de apoio.
Com o objetivo de promover, cada vez mais, a especialização de profissionais que trabalham direta ou indiretamente na promoção da Cultura de Segurança do paciente e qualidade assistencial, a Quality Global Alliance (QGA) irá realizar, nos dias 18 e 19 de novembro, o Curso de Capacitação para Formação de Avaliadores Internacionais Qmentum no espaço Estanplaza Funchal Faria Lima, que fica no Bairro Vila Olímpia, em São Paulo.
O intuito é compartilhar conhecimento e habilidades, diversificar os métodos de avaliação e, assim, entregar mais valor aos pacientes, aos clientes e ao sistema de saúde, por meio do Qmentum International. O principal diferencial dessa metodologia é que ela é a única com padrões que direcionam as organizações de saúde para excelência e melhoria contínua e não apenas uma verificação de conformidade.
A Acreditadora espera que cerca de 100 profissionais participem da formação, que também é o primeiro passo para ingressar no Programa de Formação de Avaliadores Trainee. O conteúdo programático será completo e irá abordar os seguintes tópicos; confira:
- Programa Qmentum International – Padrões, ROPs e Processos Prioritários
- Governança & Liderança – Papel da Liderança no Processo de Acreditação
- Episódios do Cuidado – Serviços de Emergência, Internação, Cuidados Críticos
- Episódios do Cuidado – Serviços Perioperatórios e Obstétrico
- Episódios do Cuidado – Atenção Primária e Serviços Ambulatoriais
- Comunicação – O Papel da Comunicação na Construção de Serviços de Excelência
- Bioética – Tomada de Decisão Baseada em Princípios Éticos
- Prevenção e Controle de Infecções – Importância e Aplicação na Metodologia
- Gestão de Medicamentos – Importância e Aplicação na Metodologia
- Serviços de Apoio – Importância e Aplicação na Metodologia
- Preparo para Emergências e Desastres – Importância e Aplicação na Metodologia
- Gestão Integrada da Qualidade – Cultura de Segurança, Melhoria Contínua
- Excelência de Serviços – Uso de Indicadores para Gestão Clínica
- Projeto Integrado de Melhoria – Cocriação, Times de Alta Performance, Ferramenta Canvas
- Elaboração de Relatórios – Princípios para a Estruturação de Relatórios de Avaliação