Início » Plural Care e ResMed se unem para levar telemonitoramento 24h a pacientes em home care

Plural Care e ResMed se unem para levar telemonitoramento 24h a pacientes em home care

by viviejaque

A solução pode reduzir em até 45% as despesas de operadoras de saúde com equipamentos e reinternações desnecessárias

Plural Care, holding de serviços de home care, em parceria com a ResMed, empresa global fabricante de equipamentos de suporte respiratório e dispositivos médicos conectados à nuvem, trazem para o mercado de saúde, uma solução única de telemonitoramento 24h, em casa, para pacientes que necessitam de suporte respiratório por aparelhos em decorrência de variadas enfermidades.

Com enorme e promissor potencial tecnológico, essas aplicações são realizadas com Internet das Coisas Médicas (IoMT, Internet of Medical Things). Segundo estudo da consultoria canadense RBC Capital Markets, aproximadamente 30% do volume mundial de dados é gerado pelo setor de saúde. Até 2025, a taxa de crescimento anual de dados para saúde atingirá 36%.

A gestão e análise aprofundada dos dados de Telemonitoramento da Ventilação Mecânica Domiciliar, possibilita que os pacientes tenham os cuidados necessários combinando humanização e tecnologia ao tratamento, levando conectividade para dentro de suas casas. Com esse recurso, o acompanhamento do paciente acontece em tempo real, permitindo a avaliação do quadro clínico, desempenho dos parâmetros ventilatórios e possíveis instabilidades clínicas de maneira remota, com o aparelho conectado por internet.

De acordo com João Paulo Silveira, CEO da Domicile, empresa de home care da holding Plural Care, para as operadoras de saúde, os benefícios estão relacionados aos custos envolvidos nesse processo. “Apos um ano da implementação desse projeto o telemonitoramento reduziu em até 45% as despesas para as fontes pagadoras, já que ele otimiza todo o processo de tratamento com foco no paciente e em toda sua jornada clínica. Isso implica na possibilidade de aumentar a operação dos planos de saúde e reduzir a ocupação de leitos hospitalares oferecendo maior conforto e qualidade de vida para os pacientes, além de melhores desfechos clínicos e redução de reinternações”, conta o CEO.

Segundo a head do projeto Clariane Berto, especialista e mestre em fisioterapia respiratória e neuromuscular pela UNIFESP, essa tecnologia de telemonitoramento foi parte de um estudo realizado pela Plural Care, no período de setembro de 2021 até julho de 2022, com 110 pacientes, sendo que 75% necessitavam de ventilação mecânica invasiva (pacientes traqueostomizados) e os 25% restantes utilizam os algum tipo interface (máscara) oronasal . Os pacientes apresentavam enfermidades diversas, sendo 60% patologias neurológicas, 22% neuromusculares e 13% pulmonares.

Com o uso do aparelho de telemonitoramento domiciliar, 63% dos pacientes apresentaram melhora clínica relacionada à ventilação mecânica, considerando frequência respiratória e modo ventilatório. Demonstrando que o método está associado não somente a redução de custos em home care, mas principalmente à melhora clínica dos pacientes.

A Plural Care vem fazendo investimentos maciços em tecnologia, novos modelos de pagamento por performance e equipes com alto nível acadêmico. Recentemente esse projeto foi aprovado para apresentação oral no maior e mais importante congresso mundial sobre doenças respiratórias, o ERS 2022 (International Congress of The European Respiratory Society), que acontecerá em setembro deste ano em Barcelona, Espanha.

Related Articles