Uma das síndromes que mais assola os trabalhadores, pode ser evitada; Confira 5 dicas feitas pela médica Monik Moura
Um dos grandes problemas que temos na sociedade atual é a síndrome de burnout. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, pressão por resultados e acúmulo de funções, essa doença tem acometido muitas pessoas. De acordo com um levantamento da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem desse problema.
“É um problema que acomete vários profissionais e muitas vezes, só é identificado e tratado quando já foram causados danos na vida profissional e pessoal do trabalhador. O ideal é que as empresas atuem de forma preventiva”, comenta Monik Moura, CEO da Vem Prevenir.
A fundadora da Vem Prevenir, que é especialista em Medicina Preventiva e Social (RQE 4302) e fundou seu negócio focado na prevenção de problemas de saúde, inclusive da síndrome de burnout.
A médica disponibilizou 5 dicas para prevenção do burnout, em seu ambiente de trabalho:
Estabelecer uma boa comunicação interna
Um dos problemas que geram grandes confusões em ambientes de trabalho, é o ruído entre mensagens internas. Uma comunicação efetiva e respeitosa, diminui a possibilidade de conflitos e gera melhores resultados. A escuta ativa da equipe, permite identificar e resolver problemas antes que eles causem maior desgaste e preocupação.
Liderar com empatia
Importar-se com o bem-estar do colaborador, permitir acesso à estrutura e aos equipamentos adequados para o trabalho, valorizar os esforços das equipes, traz maior motivação e evita insatisfação.
O funcionário sente-se à vontade para reportar ao seu superior, tanto coisas boas ou ruins, e isso o ajuda em sua estadia profissional.
Estimular um bom relacionamento entre os colegas
Por vezes, ter um mau relacionamento com seus colegas de trabalho pode acarretar enormes dificuldades. A empresa precisa auxiliar neste convívio, promovendo uma boa interação entre os colegas de equipe, gerando cooperação e menos exclusão e isolamento.
Promover cuidados em saúde
Possibilitar o fácil acesso a cuidados em saúde traz tranquilidade para o colaborador, A busca por resultados, pressão por desempenho, tudo isso afeta a mente do trabalhador, que por vezes já vem um pouco conturbada por problemas pessoais, e acaba-se misturando. Dar essa oportunidade ao funcionário, evita doenças e permite tratá-las precocemente quando já instaladas. Manter um ambiente de trabalho seguro previne agravos à saúde.
Valorizar momentos de pausa e descanso
Todo mundo gosta de ter um momento para descansar, ou conversar com o seu colega de trabalho. Proporcionar essas pausas adequadas de repouso e relaxamento, facilitar o contato com arte e atividades culturais, assim como estimular a prática de esportes, são medidas que contribuem para o bem-estar físico, mental e social dos colaboradores.