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PROADI-SUS encerra curso Gestão de Programas de Residência em Saúde com mais de 300 profissionais capacitados

by viviejaque

Iniciativa foi conduzida pelo Hcor em parceria com o Ministério da Saúde e faz parte das estratégias do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde para qualificar os programas de residências em Saúde e ampliar oferta de especialistas no SUS em regiões com vazios assistenciais

O Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), encerrou, no final de maio, o Curso Gestão de Programas de Residência em Saúde, uma iniciativa do projeto Processos Formativos das Residências em Saúde, que foi desenvolvido pelo Hcor para o triênio 2021-2023 em parceria com o Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS/SGTES). A capacitação ocorreu de novembro de 2021 a maio de 2022, numa carga horária total de 120 horas, 100% EaD na plataforma de ensino Hcor, onde foram capacitados mais 300 preceptores no exercício da coordenação das Comissões de Residência Médica (COREME) ou Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU), oriundos de todos os 27 estados brasileiros e Distrito Federal.

O curso faz parte das estratégias de valorização do Ensino-Assistencial e ação do Eixo Ofertas Educacionais no âmbito do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, cuja elaboração, em 2021, contou com o apoio do PROADI-SUS. De acordo com Hélio Angotti Neto, Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, a iniciativa beneficiará diretamente os serviços de saúde pública no país ao valorizar e qualificar as residências em saúde, estimulando a criação, reativação e reestruturação de programas em regiões prioritárias para o SUS.

“Preparamos preceptores para os desafios em razão das mudanças nos cenários epidemiológicos e tecnológicos. Por isso, se faz cada vez mais necessário um processo de qualificação permanente de gestores profissionais e preceptores na área de saúde. Com certeza, esse projeto vai impactar na melhoria da qualidade do processo de formação ensino-serviço, proporcionando uma entrega de valor ao cidadão, impactando diretamente na oferta de serviços à população. Ou seja, o treinamento vai propiciar cuidados com qualidade aos pacientes e familiares atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

Sobre a capacitação

De acordo com Stefanie Dechen, especialista de projetos no Instituto de Ensino do Hcor e líder da iniciativa, o curso Gestão de Programas de Residências em Saúde teve como público-alvo preceptores que estejam no exercício da coordenação das Comissões de Residência Médica (COREME) ou Comissões de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), e com objetivo de promover a ampliação das capacidades para o exercício qualificado da coordenação a partir da reflexão e apoio teórico-prático do Hcor sobre seu papel de gestor na COREME ou COREMU.

Foi oferecida a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na sua prática profissional a partir da identificação de potencialidades e fragilidades no desenvolvimento dos programas vinculados às COREME ou COREMU. Isso ocorreu de forma sistematizada em um Plano de Intervenção e sua implementação direcionado à melhoria dos programas de residência em saúde com os quais está envolvido”, afirma.

Foram elaborados 304 Planos de Intervenção (PI) além de relatórios de avaliação dos resultados da implementação destes planos (dados preliminares). Deste total, 64,5% foram PI de coordenadores de COREME e 35,8% de coordenadores de COREMU. Na análise preliminar dos Planos de Intervenção, a dimensão Gestão da comissões (COREME ou COREMU) e gestão acadêmica, a dimensão Pedagógica: Avaliação, seja de desempenho dos residentes, seja avaliação de programas ou egressos desses programas, juntas representam mais de 50% dos objetos de intervenção destes planos”.

O Curso teve uma avaliação muito positiva na percepção dos participantes do Curso. E ao perguntar o quanto recomendariam o Curso para outro coordenador de COREME ou COREMU, o NPS (Net Promoter Score) é de 82,3%, índice considerado excelente segundo a métrica deste indicador (NPS a partir de 70).

Com duração de meses e carga horária de 120h, com tutoria online, a formação foi dividida em unidades temáticas e organizada em três eixos teóricos e um prático, sendo:

  • Eixo Teórico 1 – Gestão de Programas de Residências: aborda aspectos da legislação das residências; integração ensino, serviço e comunidade; modelos e instâncias de gestão dos programas de residências médicas e em área profissional da saúde; projetos pedagógicos orientados por competência e Atividades Profissionais Confiáveis (EPAS) e; os fundamentos e a operacionalização da educação permanente e interprofissional.
  • Eixo Teórico 2 – Organização e implementação dos Programas de Residências: metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem; pressupostos do sequenciamento de cenários de práticas (itinerário formativo dos residentes); qualidade e segurança nas práticas desenvolvidas pelos residentes; seleção e formação de preceptores, tutores e supervisores; condução do processo de seleção e acolhimento aos residentes; estratégias de promoção de qualidade de vida do residente; e manejo de conflitos, a partir da educação permanente como dispositivo de gestão.
  • Eixo Teórico 3 – Monitoramento e Avaliação dos programas de residências: foco em processos de avaliação de desempenho clínico dos residentes e do desenvolvimento dos programas; identificação e reflexão sobre fatores relevantes para a sustentabilidade dos programas de residência.
  • Eixo Prático – Construção e implementação do Plano de Intervenção: será transversal a todo o curso, com foco nos processos de melhoria voltados à qualificação das residências em Saúde.

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