No dia 3 de junho é comemorado o dia internacional do profissional de RH. Quem trabalha ou vai trabalhar num sistema tradicional de empresa, com certeza vai lidar ou lida com essa área, e talvez não saiba a importância desse profissional hoje em dia, e que não são poucos. No Brasil, segundo a ABRH- Associação Brasileira de Recursos Humanos, a área compõe 61% das vagas ocupadas – ao todo são 189.893 funcionários. Dentre esse total na área de RH, 23,81% ocupam cargos de liderança ou são gestores.
O departamento de RH atualmente não é só quem faz recrutamento e seleção. A área de RH é um setor que desempenha ações estratégicas com o principal bem de uma empresa, que são os colaboradores, com uma ampla atuação e por isso têm diversos motivos para celebrar a data.
O dia do profissional de RH começou a ser comemorado em 3 de junho de 1976, mesmo dia em que foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas. De lá pra cá muita coisa mudou nessa área. O tradicional conceito de RH, que surgiu na era industrial, mudou radicalmente na era da informação. Atualmente todo o processo organizacional de uma empresa passa pela atuação minuciosa do RH. Do recrutamento e seleção, a integração de cada colaborador, avaliações de desempenho, no clima, no engajamento, nos programas de treinamento e desenvolvimento e, consequentemente nos resultados da empresa.
A psicóloga, pós graduada em neurociência e CEO da Eleve Consulting, Shana Wajntraub, atua diretamente com treinamento e desenvolvimento: “ trago aqui um recorte do livro clássico do Chiavenatto, onde ele traz que o treinamento pode ser conduzido para facilitar a aplicação de conceitos na prática, seja para elevar o nível de generalização desenvolvendo líderes que possam pensar em termos globais e amplos. E para isso existem 3 passos:1. Preparar as pessoas para execução imediata das diversas tarefas do cargo.
2. Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções mais complexas e elevadas.
3. Mudar a atitude das pessoas seja para criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas às novas técnicas de gestão.”
Shana Wajntraub explica que em termos amplos, o treinamento envolve um processo composto por etapas que vão do levantamento de necessidades de treinamento (diagnóstico). Passando pela programação de treinamento para atender às necessidades, implementação e execução e finalizando na avaliação dos resultados.
Se você ainda não tinha parado para pensar na importância desse profissional talvez seja uma boa hora, afinal o RH está cada vez mais estratégico.