Por meio do Instituto Central Nacional Unimed, a iniciativa já atendeu mais cerca de 7 mil pessoas desde 2014, na promoção de qualidade de vida à população idosa
Atenta sobre a importância do idoso na sociedade e a constante necessidade de um olhar empático e cuidadoso para essa parcela significativa da população, a Central Nacional Unimed (CNU), por meio de seu Instituto, intensificou as ações em prol da saúde de quem tem 60 anos ou mais. As iniciativas exclusivas para a terceira idade acontecem por meio do programa Unimed Ativa, em dois eixos de atuação: o curso de cuidadores de idosos e o Núcleo de Qualidade de Vida do Idoso. Juntas, essas duas frentes de trabalho já possibilitaram o atendimento de aproximadamente 7 mim pessoas desde 2014, e seguem recrutando interessados em todo o Brasil.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o número de idosos no País chegou a 32,9 milhões de pessoas. Os dados reforçam uma tendência de envelhecimento entre a população brasileira, inclusive, com o número de pessoas com mais de 60 anos no país superando o de crianças com até 9 anos. A saúde deste grupo deve ser encarada com prioridade, e por isso, o projeto multidisciplinar Unimed Ativa, oferece, gratuitamente e para qualquer interessado, desde qualificação profissional a atividades físicas e ocupacionais. A atividade foi modificada em meio à pandemia e além do novo formato, totalmente online para a segurança dos participantes, foram adicionados ao programa as ações de musicoterapia, prática e orientação nutricional, encontros com psicólogos e acompanhamento com fisioterapeuta e terapia ocupacional. Somente no Núcleo de Qualidade de Vida do Idoso, atualmente, há 300 idosos divididos em turmas, que realizam de forma online e presencial, atividades duas vezes por semana, em múltiplos horários.
“Este é um programa que reforça a importância das ações em prol do idoso na sociedade. A cada ano recebemos o feedback de que as turmas estão cada vez mais motivadas, com uma vida mais saudável e ativa, já que é um ponto de encontro para cuidar da saúde do corpo e da mente. Importante mencionar que o grupo está sempre acompanhado de especialistas para monitoramento e acompanhamento regular”, diz Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da CNU.
As inscrições estão permanentemente disponíveis no módulo online, e para participar é necessário preencher um formulário com dados e perfil do participante. Há, ainda, uma fase para análise das informações e entrevistas para avaliação.
Curso de cuidadores já formou mais de 4 mil pessoas
A capacitação profissional em “Cuidador de Idosos”, uma ação do Instituto Central Nacional Unimed em parceria com a Faculdade Unimed, também foi 100% adaptada para o ambiente online, permitindo que interessados de todas as regiões do Brasil participassem e pudessem aprofundar o conhecimento sobre a importância do cuidador na sociedade. O curso é totalmente gratuito e dinâmico, levando aos estudantes técnicas para prestar um atendimento assertivo, com as melhores práticas para auxiliar famílias e equipes médicas do indivíduo. Com mais de 80 horas de duração, a formação tem uma grade robusta de conteúdo, com pautas sobre o envelhecimento, introdução a gerontologia, alimentação, doenças e a autonomia do idoso. Há ainda simulações de situações do cotidiano e, claro, cuidados e atenção na rotina diante da Covid-19. São 16 atividades para que o aluno possa ser aprovado. Além do acompanhamento nas aulas, ele precisa atingir no mínimo de 70% de aproveitamento em cada atividade. A novidade para este ano é que além do tradicional curso de cuidadores, o projeto contará, em breve, com a formação em camareira hospitalar, área ainda mais requisitada no contexto pós-pandemia.
Sobre as capacitações, o presidente da Central Nacional Unimed reforça que o curso reúne a urgência da sociedade em ter o olhar atendo às necessidades do idoso, à oferta de qualificação gratuita e de qualidade a quem precisa. “Em um país em que o desemprego é alarmante e o respeito aos idosos ainda tem muito a evoluir, as empresas têm a missão de olhar muito além dos seus muros. As formações que temos via Instituto Central Nacional Unimed demonstram a valorização e aumento da demanda por esse profissional. Ao longo dos anos temos aprimorado, e somente em 2021, foram quase 18 mil estudantes e 4 mil profissionais habilitados para atuação em todo o Brasil. Com toda a certeza essa é uma iniciativa que muda jornadas e contribui para o ecossistema da saúde”, afirmou o Coimbra.
- Informações: curso cuidador de idosos | Faculdade Unimed
Pessoas maiores de 18 anos, com ensino médio completo que tenham interesse nessa capacitação estão aptas a se matricular. As inscrições podem ser realizadas diretamente na plataforma da Faculdade Unime: unimed. me/ cursocuidadores. Não é necessário ser profissional da saúde para participar.
- Informações: Unimed Ativa | Núcleo de qualidade de vida do idoso
Por ser online, qualquer pessoa acima de 60 anos, em qualquer lugar do Brasil pode fazer parte deste programa, para efetuar a inscrição, é necessário o envio de e-mail para instituto @centralnacionalunimed . com . br. Para mais informações, acesse: https : // www . centralnacionalunimed . com . br / unimedativa . A participação nas atividades demanda, além da inscrição prévia, o uso de computador ou smartphone com acesso à internet.