Com uma série de vídeos animados, o trabalho de comunicação da Docway exalta a importância do cuidado, do acompanhamento psicológico e do suporte aos colaboradores
A pandemia trouxe diversas alterações para o dia a dia da população, sendo a principal delas o aumento de problemas relacionados à saúde mental. Numa pesquisa global do Instituto Ipsos, a World Mental Health Day 2021, 53% dos entrevistados brasileiros relataram alguma deterioração na saúde mental em 2020 — a quinta maior alta entre os países pesquisados.
Na Docway, empresa pioneira em soluções de saúde digital no Brasil, a procura por ajuda médica via telemedicina aumentou 200 vezes de 2020 para 2021. Além disso, vale citar que para acompanhar as mudanças nas relações de trabalho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou a Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022, oficializando a Síndrome de Burnout como um fenômeno ocupacional.
Apesar da promoção da saúde não ser uma obrigação propriamente dita das empresas, ela é vantajosa para todos os envolvidos, pois quando falamos em custos, perder um colaborador ativo, engajado e com boas entregas é sempre um grande prejuízo. Para se ter uma ideia, uma síndrome de Burnout já muito instaurada pode levar meses de tratamento. Por outro lado, se for identificada logo no início e tiver um acompanhamento adequado, o colaborador pode nem precisar se afastar. Ou seja, um olhar atento para a saúde interna da equipe pode fazer uma empresa ganhar tempo — e tempo é dinheiro.
Campanha:
A Docway lança neste mês de abril uma campanha de saúde mental intitulada “Equipe Mais Motivada, Empresa Mais Feliz”, com o intuito de alertar sobre as doenças silenciosas nas empresas. Com uma série de vídeos animados, o trabalho de comunicação exalta a importância do cuidado, do acompanhamento psicológico e do suporte aos colaboradores.
A campanha envolve a parceria com um dos perfis mais famosos da internet quando o tema é o mundo corporativo: @festadafirma. Para trazer um olhar de carinho e leveza, outra parceria foi firmada com o perfil da @oficialquelo, destaque por sua forma de comunicação em quadrinhos usando desenhos de partes do corpo.
No vídeo, uma animação de emojis dá vida a um importante recado sobre os problemas a que todos nós estamos sujeitos e, portanto, ter apoio psicológico faz toda a diferença para encarar o dia a dia. Confira no youtube clicando aqui.
“É responsabilidade dos gestores quebrar o paradigma de resistência e preconceito com tratamentos psicológicos e trazer o assunto à tona, seja com ações de endomarketing, palestras de médicos ou disponibilizando acesso à saúde. Nossa campanha chega para direcionar as lideranças para que essa gestão ocorra da maneira mais natural possível”, aponta Thaiane Nogueira, Gerente de Marketing da Docway.
Ficha Técnica
Produção: Agência Pub
Direção de Criação: Fernando Rodrigues e Thiago Cardim
Criação/Edição: Eduardo Moraes e Samanta Dias
Roteiro: Fernando Rodrigues e Samanta Dias
Locução: Luiza Caspary