Modelo de atendimento em casa disparou durante a pandemia e segue tendência de crescimento em 2022
Sinônimo de segurança, privacidade e cuidado, o modelo de atendimento à saúde em domicílio disparou desde o início da crise pandêmica. Segundo indicadores apresentados pelo Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), entre os anos de 2019 e 2020, a procura por este modelo de atenção à saúde cresceu 15%.
“O que pudemos observar é que as medidas de distanciamento físico, impostas pela Covid 19, influenciaram diretamente o comportamento das pessoas e incentivaram as redes de saúde público e privada expandir os modelos de atendimento”, explica a gestora do grupo Sabin, Elizandra Jackimavicius.
A alta se manteve em 2021 com o formato disponível também nos portfólios das redes privadas de saúde, que redobraram seus investimentos para expandir o leque de opções e oferecer modelos inovadores de assistência. No Grupo Sabin, por exemplo, o modelo já era ofertado, mas foi em 2020 que o aumento no serviço de coleta domiciliar superou 50%. Em São Paulo, a companhia já tem presença em nove localidades, como São Caetano do Sul, onde conta com três unidades e disponibiliza modelos de atendimento à saúde aptos para as necessidades dos mais de 160 mil moradores da cidade.
“No Sabin, priorizamos 100% o cuidado com integral da saúde das pessoas e investimos em uma assistência qualificada e adequada. Com a pandemia, reinventamos vários formatos de prestar essa assistência para suprir as necessidades tanto de pacientes que precisam de cuidados médicos específicos, quanto os que buscam atendimento mais individualizado e seguro”, diz Jackimavicius, que é responsável pelas unidades de São Caetano do Sul, onde nos dois últimos anos mais de oito mil atendimentos neste formato foram realizados.
A executiva constata ainda que esta é uma tendência que veio para ficar. “Somente nos dois primeiros meses deste ano, nossos indicadores apontam para uma linha de crescimento aqui na região. Entre janeiro e fevereiro foram mais de 500 atendimentos a pacientes que optaram por uma assistência mais privativa e individualizada. Assim, entregamos saúde com conforto e comodidade, além de segurança para uma jornada completa, prática e resolutiva”, destaca.
Medidas eficazes de enfrentamento à pandemia foram aliados da saúde
Desde do início dos primeiros casos de Covid no Brasil, o Grupo Sabin adotou diversos procedimentos preventivos para contribuir com o controle e disseminação do coronavírus. A empresa implementou um comitê de crise multidisciplinar para analisar e desenvolver ações de enfrentamento ao vírus. Responsável pela avaliação de impactos e riscos, a equipe também faz frente às ações de contingência e adaptação de processos, estruturas internas e externas e gestão das equipes na linha de frente, e é responsável pela implantação das ações estratégicas de transformação pós-crise.
Para maior segurança e comodidade dos clientes, o Sabin ampliou seus canais de atendimento e portfólio de testagem, além de investir no sistema de atendimento drive-thru para o exame de detecção do Coronavírus. Outro cuidado foi a distribuição de unidades para atendimento de pessoas que precisam de cuidados contínuos com a saúde como os pacientes crônicos, bem como a implantação de unidade especializada no atendimento a pessoas a partir de 60 anos. As estruturas das unidades foram adaptadas com novos processos e equipamentos para garantir mais segurança, eficiência e agilidade no atendimento.