Enxergando a dificuldade de aperfeiçoamento que o setor enfrenta, a AACI, empresa de acreditação internacional, desenvolve padrões que aprimoram a qualidade do atendimento prestado
Por Amanda Vasconcelos
@inhomesaudeemcasa
Com a pandemia de Covid-19, o setor de atenção domiciliar, conhecido como home care, demonstrou ser fundamental para a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro. Tanto é que, de junho de 2018 a dezembro de 2019, o número de estabelecimentos saltou de 676 para 830, um aumento expressivo de 22,8%, segundo estudo encomendado pelo Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead) e realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
A expansão do setor apenas mostrou ser urgente a necessidade de se melhorar a qualidade do atendimento prestado. As instituições de home care precisam adequar seus padrões aos hospitalares, o que dificulta a implantação, sendo inclusive questionada, muitas vezes, a validade dos padrões adaptados para o setor.
A American Accreditation Commission International (AACI), empresa internacional de acreditação, enxergando as dificuldades enfrentadas pelo segmento da atenção domiciliar, desenvolveu padrões baseados nas especificidades dos serviços e conta com um time de especialistas para aplicar tais padrões.
O Brasil ainda tem muito a avançar quando o assunto é acreditação. Documento divulgado pela Confederação Nacional da Saúde (CNS), no início de 2018, aponta existirem, no país, 6.820 hospitais, dos quais apenas 347 são acreditados, cerca de 5%.
“A AACI Brasil chegou para revolucionar o cenário da acreditação de saúde no país, por ser moderna, internacional e independente. Não diferente de outros segmentos, o importante é reconhecer que a gestão na saúde vive um momento de incertezas, adaptações e apostas. Da mesma forma, os sistemas de certificação e acreditação devem se adaptar ao momento da pandemia, e a AACI possui um modelo híbrido de avaliação que será alterado conforme a fase do processo, o compromisso com a organização e a maturidade da instituição no processo de acreditação. A AACI impulsionará, no país, maiores índices de validade, integridade e o melhor atendimento ao cliente do setor”, explica Ana Carla Restituti, gerente de Acreditação da AACI Brasil.
No momento atual, em que os estabelecimentos de saúde estão sob imensa pressão e com escassez de força de trabalho, infraestrutura e cadeia de abastecimento, enquanto há uma avalanche de adaptação e inovação em curto espaço de tempo, os executivos da AACI aproveitaram para entender e inovar o modelo de acreditação frente aos novos hábitos dos consumidores, a transformação digital e a necessidade de se desenvolver parcerias com diversos especialistas para a criação de uma dimensão maior de drives de conhecimento e expertises.
“O Brasil é um mercado maduro e bem formado, com muitos desafios. Ao mesmo tempo, o mercado busca novidades. Podemos responder a todas as necessidades do mercado brasileiro. Podemos compartilhar nossa experiência global e adaptar essa experiência aos requisitos locais“, afirma John D. Bell, presidente da AACI América.
Para Bell, o principal desafio futuro seria entender a direção do mercado global da acreditação. “Pensando nisso, procuramos projetar as necessidades do mercado no próximo período. Acreditamos que o modelo de acreditação atual se tornou ‘antiquado’, e os mercados se moverão em direção a desafios mais específicos, como, por exemplo, doenças específicas.”
AACI Brasil
A AACI Brasil, em parceria com a matriz nos Estados Unidos, desenvolve padrões centrados na pessoa para que os serviços de saúde alcancem melhores níveis de segurança e qualidade do atendimento. Juntos, auxiliam as organizações de saúde a gerenciarem seus riscos e melhorarem o atendimento com foco na experiência e na segurança do paciente, bem como na performance da gestão operacional.
A Europa, por meio de seu time de executivos especialmente sediados em Ljubljana (Eslovênia) e em Portugal, possibilita o estabelecimento de parcerias institucionais para a promoção da qualidade em saúde, por meio do desenvolvimento, da qualificação e da formação de avaliadores, assim como da preparação de instituições para a acreditação.
Padrões a serem trabalhados para hospitalização domiciliária no país
Os principais padrões mundialmente implementados pela AACI e que estarão disponíveis no Brasil são:
- Padrões de Acreditação para Organizações de Saúde;
- Padrões de Excelência Clínica no AVC Agudo;
- Padrões de Excelência Clínica em Odontologia;
- Padrões de Excelência Clínica em Serviços de Maternidade;
- Padrões de Excelência Clínica no Serviço de Endoscopia;
- Padrões de Certificação de Conteúdo Clínico em Ambiente Web (Sites);
- Padrões de Acreditação para Home Care.