Início » Handbook “Integração do Cuidado”

Handbook “Integração do Cuidado”

by viviejaque

O Setor Saúde possui muitas oportunidades e também necessidades, e uma das principais é a capacitação profissional, especialmente para a melhoria e o desenvolvimento do segmento de atenção domiciliar. Esse é o grande pilar para a evolução do cuidado e a promoção da qualificação de todos que atuam ou que pretendem atuar na área. 

A In-Home Saúde em Casa está sempre atenta aos principais lançamentos para o nosso segmento e destaca, nesta edição, o handbook “Integração do Cuidado”. A obra é dirigida a todos os stakeholders da área da saúde, em particular estudantes, profissionais de saúde e administradores hospitalares, e tem como principal objetivo promover a discussão e a implementação de uma estratégia de integração de cuidados. 

O livro aborda os principais conceitos associados aos modelos predominantes e a metodologia para a implementação nessa área. A publicação apresenta, também, uma análise da evolução da integração de cuidados em Portugal, ilustrada por exemplos de projetos nacionais existentes. 

O coordenador desse projeto, Rui Santana, explica como surgiu a ideia de se produzir o material. “Surgiu da necessidade sentida, por diferentes atores do Serviço Nacional de Saúde Português (SNS), da existência de um documento que não fosse um manual exaustivo, mas, sim, uma obra de fácil e rápida leitura, que permitisse arrumar as principais ideias relativamente a conceitos e domínios no âmbito da integração de cuidados, e que, inclusive, apresentasse uma metodologia para a sua implementação. Em síntese, uma obra mais voltada para a operacionalização da integração de cuidados.” 

O livro pretende voltar a colocar na agenda política nacional, relacionada ao Setor da Saúde, o tema da integração de cuidados, para contribuir para a implementação de uma estratégia nacional neste âmbito. 

“A integração de cuidados é uma estratégia fundamental para darmos resposta a muitos dos atuais desafios dos sistemas de saúde e, sobretudo, dos serviços públicos de saúde. Existem projetos de integração de cuidados já implementados nas nossas instituições, e damos alguns exemplos neste livro. Contudo, é necessário irmos mais longe. Para além dos projetos-piloto que já existem, precisamos criar uma cultura de integração de cuidados. Os benefícios deste modelo de prestação de cuidados parecem claros, podendo o seu estudo ainda ser aprofundado, mas é também necessário um compromisso de todos para melhor usufruirmos destes mesmos benefícios. É preciso que este modelo faça parte de uma estratégia nacional, e é isso que esperamos com esta obra”, finaliza Santana.

Related Articles