Início » Webinar debate os benefícios da cannabis medicinal no tratamento de doenças psiquiátricas

Webinar debate os benefícios da cannabis medicinal no tratamento de doenças psiquiátricas

by viviejaque

Os benefícios da cannabis medicinal no tratamento de doenças psiquiátricas serão abordados durante o webinar científico online “O uso de fitocanabinoides na psiquiatria. Quais as evidências científicas?”, que contará com a participação do Dr. Kalil Duailibi, presidente do departamento científico de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (APM), professor e coordenador de Psiquiatria na Universidade Santo Amaro (UNISA); e do Dr. Flávio Rezende, mestre e doutor em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Health Meds. O evento acontece no dia 17 de agosto, às 19h30, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link: https://bit.ly/3yog4kf .

“Temos tido cada vez mais evidências científicas sobre o uso da cannabis medicinal em doenças psiquiátricas como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de comportamento em crianças autistas e no distúrbio do sono. No outro extremo, se pensarmos nos quadros demenciais, a cannabis medicinal contribui tanto para o quadro da melhora da agitação, quanto da melhora cognitiva, além da esquizofrenia, sendo utilizada principalmente em quadros alucinatórios delirantes”, explica Dr. Kalil Duailibi.

“Podemos citar, ainda, outros benefícios do tratamento à base de cannabis medicinal. O canabidiol, por exemplo, contribui também para a redução do consumo, motivação ou recaída por álcool, opioides como heroína, morfina; e psicoestimulantes como anfetamina, metanfetamina e cocaína, bem como os sinais relacionados à abstinência de morfina e cocaína”, explica o neurologista Flávio Rezende.

Normalmente os medicamentos nos tratamentos psiquiátricos possuem muitos relatos de efeitos colaterais e adversos, mas com a cannabis medicinal essas questões são menos incidentes, o que promove maior adesão ao tratamento. “A cannabis medicinal vem para aumentar o arsenal terapêutico para doenças que afetam a qualidade de vida dos pacientes, todo o benefício da ciência neste sentido é muito bem-vindo. A questão da melhor adesão ao tratamento atrelada à diminuição dos efeitos colaterais também é algo que deve ser observado”, conclui Kalil.

Direcionado ao público médico e aos profissionais que atuam na área da saúde, o webinar faz parte do conjunto de ações voltadas à educação médica continuada da Health Meds, que contam ainda com a participação em feiras, congressos e eventos, além de reuniões com grupos de diversas especialidades para apresentações e troca de experiências com os mais diferentes públicos.

Entenda a Cannabis Medicinal

A cannabis medicinal possui mais de 480 substâncias químicas. Cerca de 150 destes compostos são denominados fitocanabinóides, sendo que os mais conhecidos e estudados são o THC (Tetrahidrocanabinol), o CBD (Canabidiol) e o CBG (Canabigerol). Os fitocanabinóides se ligam a receptores específicos do corpo humano. Esse sistema complexo é responsável por uma série de funções fisiológicas, incluindo a memória, o humor, o controle motor, o comportamento alimentar, o sono, a imunidade e a dor.

Agenda:

Webinar: “O uso de fitocanabinoides na psiquiatria. Quais as evidências científicas?”
Data: 17/08
Horário: 19h30
Inscrições gratuitas: 
https://bit.ly/3yog4kf

Related Articles