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Especialistas indicam cuidados essenciais na hora de contratar serviço de home care

by viviejaque
  • Certificações, perfil profissional, tratamento personalizado e humanizado e tecnologia, são orientações importantes para fazer a escolha certa e garantir a segurança  e  o bem-estar dos pacientes e profissionais da saúde
  • Setor cresceu 35% no país desde março de 2020

A pandemia causada pelo novo coronavírus e o risco de contaminação nos hospitais e consultórios, levaram as pessoas a procurarem cada vez mais alternativas para os cuidados com a saúde em casa.

De acordo com o NEAD – Núcleo Nacional das Empresas de Serviço de Atenção Domiciliar, o setor cresceu 35% no país desde março de 2020 e, com base nos dados da Pronep, empresa pioneira em atenção domiciliar no Brasil, entre os meses de fevereiro e março deste ano aumentou em 40% a implantação de novos pacientes em home care. Diante desses fatos, a atenção na hora da contratação de serviços de home care se tornaram imprescindíveis.

Para tanto, o Dr. Douglas Fini, gerente médico da Pronep, indica alguns dos principais fatores que devem ser levados em conta no momento de decidir qual a melhor instituição para prestar o serviço.

O primeiro passo é verificar a acreditação, pois é o meio ao qual as instituições de saúde são submetidas de maneira rigorosa a um processo de avaliação e certificação do nível dos padrões de segurança e qualidade que devem ser cumpridas no dia a dia. Entre as acreditadoras está a Joint Commission International (JCI), certificadora da Pronep e uma das mais importantes entidades de certificação de qualidade na saúde do mundo.

“É um procedimento fundamental, pois não é somente a garantia de que o paciente receberá um serviço seguro, mas também é sinônimo de que a empresa tem uma imagem positiva perante ao mercado e aos pacientes, além de mostrar que a entidade é íntegra, humana e preza pela sua qualidade e eficiência no atendimento”, reforça o Dr. Douglas Fini.

Outro ponto relevante ao escolher um serviço de atenção domiciliar é estar atento aos enfermeiros, fisioterapeutas e médicos que irão acompanhar o paciente. “A instituição precisa oferecer profissionais treinados, atualizados e que estejam sempre alinhados com as necessidades do paciente. Vale ressaltar que a relação entre quem está oferecendo e recebendo o tratamento deve ser a melhor possível, pois essa pessoa estará no dia a dia da família. Além disso, a assistência de home care deve ser totalmente humanizada e personalizada, buscando suprir as necessidades de quem está obtendo a terapia com excelência, assertividade, diálogo, atenção e resultados eficientes”, explica.

O médico também reforça que, para garantir uma terapia eficaz em domicilio, é de suma importância certificar-se sobre as inovações e tecnologias que a prestadora de serviço oferece, como aparelhos e insumos de última geração para aplicação de medicamentos e exames precisos de diagnóstico e imagens. Um bom monitoramento remoto é fundamental para o tratamento de um paciente em home care, seja ele crônico ou de internação domiciliar. A medição de glicemia, pressão, saturação e o apoio à distância via telemedicina se necessários devem estar no radar e a empresa precisa monitorar esses pacientes e levar informação em tempo real para a central da prestadora de serviço.

“Todos os serviços em domicílio devem ser realizados por profissionais treinados, proporcionando ao paciente e seus familiares uma experiência acolhedora, que extrapola o atendimento de saúde. Os protocolos indicados precisam ser colocados em prática com a intenção de prestar um serviço de qualidade, segurança, personalização e humanização, pois o bem-estar dos pacientes e colaboradores é fundamental”, conclui Dr Douglas.

Crédito da imagem: Freepik

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