272
Todo mundo sabe que praticar exercícios regularmente faz muito bem para o corpo e para a mente. Porém, após uma certa idade, muitos acham que continuar com essa rotina possa ser prejudicial, por acreditar que facilita o risco de lesões, mas isso não é verdade.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com mais de 60 anos já são consideradas idosas, e geralmente a partir dessa idade algumas doenças podem aparecer. Contudo o que poucos sabem, é que ao contrário do que se imagina, as atividades físicas são ainda mais recomendadas, pois são capazes de prevenir determinadas comorbidades costumeiras da terceira idade.
Segundo o fisioterapeuta, André Batista, da Said Rio, empresa de cuidadores de idosos, cada um envelhece de uma determinada forma, uns podem ser mais autônomos, enquanto outros sofrem com algumas limitações, que podem surgir por inúmeras causas. Se esse processo acontecer com uma estimulação, como a prática de exercícios, pode melhorar sua qualidade de vida, trazer prazer e felicidade.
Pensando nisso, ele resolveu listar sete benefícios gerados por esse costume para pessoas acima de 60 anos:
• Previne doenças
Algumas doenças como hipertensão, obesidade, varizes, osteoporose, problemas no coração e pulmão e até mesmo o câncer, podem ser precavidas por meio de uma rotina de atividades físicas.
• Ajuda da força muscular
Como citado anteriormente, diferente do que se acredita, ter uma vida ativa na terceira idade não irá aumentar as chances de fraturas e lesões, pelo contrário, ajuda a fortalecer a massa muscular, prevenindo esses tipos de acidentes.
• Reduz o uso de remédios
Por trazer uma sensação de bem-estar e auxiliar na produção de inúmeros hormônios, como os da felicidade, que reduz as dores, muitos medicamentos acabam sendo dispensados do uso cotidiano desses idosos.
• Aumenta o apetite
Assim como em adultos e crianças, a prática de exercícios gera fome, já que se gasta um alto nível de energia. E isso é benéfico, pois evita o sedentarismo e com a alimentação, cresce o número de nutrientes e minerais necessários para o corpo.
• Melhora o sistema imunológico
Nesse último ano percebemos o quanto o sistema imunológico é importante e uma rotina com atividades físicas ajuda o corpo a desenvolver uma defesa ainda mais forte, protegendo e prevenindo de doenças como gripes e resfriados.
• Previne depressão e ansiedade
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 12 milhões de brasileiros possui depressão, e desse número 11,1% são pessoas de 60 a 64 anos. Isso porque, devido a limitações causadas pela idade, muitos idosos se isolam, principalmente aqueles que não tem convívio com familiares e amigos.
Dessa forma, o costume de ir para um lugar praticar algum tipo de atividade, melhora o convívio social, fazendo com que não se sintam sozinhos.
• Aumenta a autoestima
Pode parecer besteira, mas não é. Apesar da idade, essa pessoa já foi ou ainda é muito ativa e autônoma, e com o envelhecimento e as limitações chegando, isso pode afetar a forma como elas se vêem. Com a atividade física, ela ganha confiança e consegue se aceitar melhor nessa nova fase.
Apesar da importância, não são todos os tipos de atividades físicas que são recomendadas para a terceira idade. Algumas das melhores opções são: caminhadas, hidroginástica, aulas de aeróbica, danças de salão, entre outras. O ideal é que tudo seja feito com um médico especialista, para que ele possa acompanhar os impactos no corpo do paciente, se eles estão sendo positivos e negativos.
“O mais importante é que todo atendimento ao idoso deve ser com muito cuidado e de forma humanizada, atentar-se às suas particularidades, para que toda participação dele seja feita de forma ativa”, finaliza o fisioterapeuta.
Crédito da imagem: Freepik